Jaqueline Silveira

Deputado apresenta PEC para anular decisões do STF

Tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza o Congresso Nacional a anular decisões definitivas do Supremo Tribunal Federal (STF) quando, na avaliação dos parlamentares, extrapolarem limites constitucionais.


​​​Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A PEC prevê que, para anular a decisão do STF, a proposta deverá ser apresentada por, no mínimo, 171 deputados e 27 senadores. Já para ser aprovada, precisará de 308 votos na Câmara e de 49 votos no Senado, em dois turnos de votação em cada Casa – o mesmo quórum exigido para aprovar mudanças na Constituição.

 
A iniciativa é de autoria do deputado Domingos Sávio (PL-MG) e outros parlamentares. “Se o Supremo Tribunal Federal, de forma controversa, decide e julga contrariando a própria Constituição e, portanto, a ampla maioria dos representantes do povo, o estado democrático de direito é colocado em risco”, afirmou Sávio.

 
Polêmica, a PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em caso de ser considerada constitucional, tramitará em comissão especial antes de ser votada no plenário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Laudo aponta para retomada de obra inacabada da Câmara e estima em R$ 4,6 milhões Anterior

Laudo aponta para retomada de obra inacabada da Câmara e estima em R$ 4,6 milhões

O show que deu o que falar, mas não devia Próximo

O show que deu o que falar, mas não devia

Jaqueline Silveira